PRF realiza operação ambiental, resgata 160 aves silvestres e apreende 500m³ de madeira irregular no interior de PE
12/12/2025
(Foto: Reprodução) PRF recupera centenas de aves silvestres durante operação no interior de PE
Reprodução/PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 160 aves silvestres e apreendeu 500 m³ de madeira irregular durante uma operação ambiental realizada no interior do estado de Pernambuco. A iniciativa buscou coibir diversos crimes relacionados à devastação do meio-ambiente e contou com o apoio de órgãos ambientais.
Segundo a corporação, a ação foi realizada entre os dias 1° e 11 de dezembro nas regiões do Agreste e Sertão. A operação consistiu em um alinhamento operacional com policiais rodoviários federais do Nordeste, Pará e Mato Grosso, além de contar com o apoio do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), CPRH (Agência Estadual de Meio Ambiente), Cemafauna Caatinga (Centro de Manejo de Fauna da Caatinga) e INDEA (Instituto de Defesa Agropecuária do Mato Grosso).
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru no WhatsApp
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Em seguida, foi desencadeada a etapa de fiscalização nos municípios de:
São Caetano;
Toritama;
Caruaru;
Pedra;
Venturosa;
Sertânia;
Serra Talhada;
Petrolina;
Salgueiro;
Lagoa Nova;
Araripina;
Trindade;
Ouricuri;
Parnamirim;
Cabrobó;
Belém do São Francisco;
Juazeiro;
Afrânio;
Balanço da operação
Segundo a PRF, durante a operação foram realizadas diversas apreensões e foram emitidos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelos crimes ambientais. Destacam-se:
Apreensão de 502 m³ de madeira ilegal - entre eles um caminhão bitrem que transportava 60m³;
Resgate de 160 aves silvestres;
Emissão de 45 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) pelas irregularidades.
As aves resgatadas durante a operação foram encaminhadas aos órgãos ambientais, para serem cuidadas e reintegradas à natureza. A madeira ilegal apreendida é encaminhada ao IBAMA e CPRH, e poderá ser doada a instituições sociais, de ensino e pesquisa ou outros órgãos públicos.
As ações contaram ainda com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Conselho de Segurança Comunitária de Comodoro/MT (CONSEG-Comodoro/MT).
500 m³ de madeiro irregular foram apreendidos durante operação
Reprodução/PRF
u